sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Livro Acesso Gratuito: Sándor Ferenczi e a psicanálise: pela errância das experimentações


Sobre o autor



Marcos Mariani Casadore
Marcos Mariani Casadore é mestre e doutorando em Psicologia pela Unesp e integrante do grupo de pesquisa "Figuras e Modos de Subjetivação no Contemporâneo" da mesma instituição. É professor de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e do Instituto Educacional de Assis (IEDA).

Sinopse

O húngaro Sándor Ferenczi (1873-1933) tornou-se um dos mais importantes discípulos de Freud, quando as bases da ciência psicanalítica ainda se encontravam em desenvolvimento. Fiel ao mestre, ele fazia parte do núcleo próximo do fundador da psicanálise, formado por psicanalistas como Carl Gustav Jung, Alfred Adler e Otto Rank. E assim como eles, no transcurso da prática terapêutica, desenvolveu divergências teóricas em relação aos preceitos freudianos, embora não tenha se tornado "oficialmente" um dissidente, uma vez que sua morte se deu antes do cisma.

As teorias ferenczianas são tidas até hoje como importantes contribuições à ciência psicanalítica. Associado aos chamados casos difíceis, Ferenczi colaborou para uma melhor compreensão das psiconeuroses, do desenvolvimento do aparelho psíquico e das técnicas com as quais se busca facilitar o processo de "cura" por meio da psicanálise.

Nesse livro, o mestre em Psicologia e professor Marcos Mariani Casadore discorre sobre a trajetória de Sándor Ferenczi em suas relações com a teoria freudiana e o movimento psicanalítico, expõe aspectos biográficos e analisa seus principais escritos produzidos entre as décadas de 1910 a 1930.

Casadore destaca ainda a "errância" - no sentido de "desviar-se do caminho", como as tribos nômades que vagavam por territórios segundo suas necessidades - como distintivo da construção teórica de Ferenczi.

O autor procura revelar novas leituras e posicionamentos sobre as postulações teórico-clínicas de Ferenczi, que ainda permanecem adequadas e incisivas "para a atuação clínica e o pensamento a respeito das demandas subjetivas e sociais da contemporaneidade".

Link http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=334

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