CRP SP segue mobilizado contra a sanção do PL do Ato Médico
Aprovado pelo Senado Federal na calada da noite de 18 de junho, o PL 268/2002 conhecido como Ato Médico, além de prejudicar a autonomia das profissões da saúde, impede a organização de especialidades multiprofissionais, afetando diretamente os (as) usuários (as) da saúde brasileira, seja ela pública ou privada. Por isso, todo o Sistema Conselhos segue mobilizado contra a sanção do projeto, que depende apenas da aprovação da Presidenta Dilma Rousseff. A Campanha Veta Dilma Veta está no ar, coletando assinaturas que reivindicam o veto parcial do Ato Médico. Enquanto isso, diversas mobilizações acontecem em todo o Brasil. Em São Paulo, o CRP SP se articula com outros conselhos da saúde e o S inPsi para ocupar as ruas e gritar em alto e bom som: Não ao Ato Médico. Saiba mais.
Ato contra Cura Gay reúne milhares de pessoas em SP; Bancada evangélica não resiste à pressão e retira projeto da Câmara
Organizado pelo CRP SP, em parceria com o SinPsi e coletivos de defesa da diversidade sexual e de gênero, o ato contra a Cura Gay e o Ato Médico reuniu cerca de cinco mil pessoas em 21 de junho, na Praça Roosevelt, em São Paulo. A manifestação teve como diferencial a existência de um microfone aberto para que as pessoas pudessem manifestar sua indignação e colocar as questões que estão em jogo com os dois projetos. Por conta da pressão, em 2 de julho, a bancada evangélica retirou a Cura Gay da pauta de votação da Câmara, que estava se articulando para suspender o projeto em 3 de julho. Saiba mais.
Em audiência, CRP SP entrega relatos de psicólogos (as) à Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva
Em uma audiência pública marcada por muita emoção, o CRP SP entregou à Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, em 21 de junho, um conjunto de 27 relatos de psicólogos (as), que, de alguma forma, foram vítimas de violência durante a ditadura civil militar (1964-1985) no país. A coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP SP, Maria Orlene Daré, informou que os (as) profissionais paulistas contaram como a ditadura militar os (as) atingiu. Os relatos fazem parte do projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade, trabalho que começou a ser desenvolvido pelo Conselho em setembro de 2012.Saiba mais.
Movimento Estratégico pelo Estado Laico é lançado em Brasília; CRP SP é uma das entidades que o integram
Diante dos crescentes retrocessos que estão ocorrendo na sociedade brasileira na área de direitos humanos e da ameaça a um dos princípios da Constituição Federal, a laicidade do Estado, diversas entidades se uniram e lançaram em 20 de junho, o Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL). O lançamento ocorreu durante a audiência pública Efetivação dos Direitos Humanos no Brasil e os 10 anos das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos, que reuniu, em Brasília, relatores das mais diversas áreas para falar sobre os avanços e o que ainda precisa ser efetivado para a garantia dos direitos humanos. Saiba mais.
STF suspende Resolução 05/2002 que regulamentava a prática junto a psicólogos (as); Confira nota do CFP
O Conselho Federal de Psicologia recebeu em 18 de junho a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Resolução 05/2002 que buscou regulamentar a prática da acupuntura para os (as) profissionais psicólogos (as). A decisão reconhece que não existe no Brasil uma legislação que autorize a prática por determinados (as)profissionais ou que preveja especificamente quem pode atuar na área. Saiba mais.
Seminário discute questão das mulheres encarceradas no Brasil
Com o objetivo de conhecer a realidade das mulheres encarceradas no Brasil e debater sobre as suas especificidades, principalmente, no que se refere a questões como maternidade, gênero e sexualidade no século 21, o CRP SP, em parceria com o Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas promoveu, em 21 de junho, o Seminário Mulheres Encarceradas: Desafios em Relação às Políticas Públicas de Saúde Mental e Drogas, Criminalização e Maternidade. Saiba mais.
Rápidas
Seminário Internacional de Medicalização começa na próxima semana
O III Seminário Internacional A Educação Medicalizada - reconhecer e acolher as diferenças, acontece de 10 a 13 de julho na capital paulista. Organizado pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, a atividade pretende manter a difusão de conhecimentos científicos que contestam o que se divulga como ciência a embasar a medicalização dos diferentes modos de levar a vida, com a criação dos pretensos transtornos do não-aprender, do não-se-comportar, questionar, sonhar, ter utopias. Também introduz novos eixos de reflexão, como a vinculação entre a homogeneização e padronização patologizantes e a crescente judicialização e criminalização das relações sociais.
Participe.
Psicólogo (a): você já atualizou seus dados?
O Sistema de Cadastro Nacional de Psicólogos (as) é o novo serviço online que está sendo oferecido pelo Sistema Conselhos aos (às) psicólogos (as) brasileiros (as). A atualização dos dados cadastrais é FUNDAMENTAL para que você, psicólogo (a), receba corretamente e com segurança as instruções para participar do processo eleitoral em 2013. Atualize seus dados de sua casa ou de seu trabalho. É rápido: leva menos de 2 minutos. Mas se você tiver dúvidas ou problemas, entre em contato com o CRP SP através do email cadastronacional@crpsp.org.br ou pelo telefone: 11 3063 3959. Para atualizar seus dados, acesse:http://cadastro.crpsp.org.br
CRP SP promove Assembleia Geral Ordinária
Atendendo ao disposto nos artigos 24 e 26 do Decreto Lei 79.822 de 17 de junho de 1977,o CRP SP convida psicólogos (as) inscritos (as) no estado para a Assembleia Ordinária, que acontece em 25 de julho, às 19h, em primeira convocação com a presença da maioria absoluta de seus integrantes; e às 19h30, em segunda convocação com o número de profissionais presentes. A pauta a ser discutida será: prestação de contas 2012; aprovação do valor da anuidade, taxas e emolumentos, para o exercício de 2014; e aprovação para aquisição e alienação de bens imóveis. A Assembleia Ordinária será transmitida ao vivo pela CRP Web TV e cada subsede será polo de transmissão.
Nova temporada do Programa Diversidade discute Luta Antimanicomial
Ao longo de sua história, o Programa Diversidade, parceria entre TV PUC e CRP SP, sempre tratou de assuntos importantes da sociedade brasileira, lançando sobre esses temas, um olhar e uma escuta diferenciados. Agora, o programa está com um novo formato. Antes de sua estreia no Canal Universitário, você poderá acompanhar pela internet o programa dividido em quatro partes. Será um novo programa a cada 15 dias. O tema desses quatro primeiros é a Luta Antimanicomial. Nesses 13 anos de Diversidade, este é um tema que já foi abordado com diferentes pautas, em diferentes formatos. No primeiro episódio, alguns dos momentos importantes em que Diversidade esteve presente, divulgando as ações da Luta Antimanicomial e esclarecendo seus propósitos. Confira o Diversidade!
CRP SP na Mídia
Cura Gay
O projeto que pretendia sustar parte da Resolução 01/99, conhecido como Cura Gay teve espaço de discussão na imprensa. O Conselheiro do CRP SP Luiz Fernando de Oliveira Saraiva participou do programa Lado Bi, da Rádio UOL. O programa contou também com a participação de Sergio Viula, que relatou como igrejas evangélicas, "tratam" a homossexualidade em clínicas, onde a tônica dominante é a constante violação aos direitos humanos. O Conselheiro Saraiva também concedeu entrevista ao Jornal da Gazeta sobre o assunto. Confira o vídeo.
Ato Médico
A presidenta do CRP SP, Maria de Fátima Nassif, concede entrevista ao Jornal da Globo News, em 27 de junho, sobre o PL do Ato Médico, durante manifestação realizada pelo Conselho, em São Paulo, que exigiu o veto ao PL. Confira. Já a integrante da Comissão Gestora da subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeiro, Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso, participou do programa Band Cidade, da Rede Bandeirantes, também para discutir o tema. Veja a íntegra.
Agenda
Fórum Estadual de Trabalhadores (as) do SUAS promove encontro
O VIII Encontro Estadual de Trabalhadores (as) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ipromove encontro onde fará um balanço dos dois anos de existência do Fórum Estadual, além de eleger a coordenação para o biênio 2013/2015. O CRP SP é uma das entidades que apoiam a organização do evento.
Quando: 13 de julho – das 8h às 17h30
Onde: Uninove – Av. Francisco Matarazzo, 304 – Barra Funda – São Paulo – SP
Mais informações.
Roda de Conversa sobre Psicologia do Esporte
A Psicologia do Esporte no Brasil é uma área de atuação ainda em desenvolvimento. Ela vem se constituindo de forma consistente, apesar de ser uma área pouco explorada, tanto por parte dos (as) profissionais como pela sociedade. Com o objetivo de promover a troca de experiências e dar visibilidade às condições em que se dão essas práticas e compreender melhor a presença do esporte na Psicologia, o CRP SP, através de sua subsede em Ribeirão Preto, promove a atividade, que terá a participação de Victor Cavallari Souza`, psicólogo com experiência em atendimentos clínicos de atletas profissionais e coordenador da Associação Pró-Esporte e Cultura de Ribeirão Preto.
Quando: 10 de julho – à partir das 17h
Onde: Subsede de Ribeirão Preto - Rua Thomaz Nogueira Gaia, 154 – Ribeirão Preto – SP
Mais informações e inscrições: (16) 3620.1377 ou ribeirao@crpsp.org.br
Aprovado pelo Senado Federal na calada da noite de 18 de junho, o PL 268/2002 conhecido como Ato Médico, além de prejudicar a autonomia das profissões da saúde, impede a organização de especialidades multiprofissionais, afetando diretamente os (as) usuários (as) da saúde brasileira, seja ela pública ou privada. Por isso, todo o Sistema Conselhos segue mobilizado contra a sanção do projeto, que depende apenas da aprovação da Presidenta Dilma Rousseff. A Campanha Veta Dilma Veta está no ar, coletando assinaturas que reivindicam o veto parcial do Ato Médico. Enquanto isso, diversas mobilizações acontecem em todo o Brasil. Em São Paulo, o CRP SP se articula com outros conselhos da saúde e o S inPsi para ocupar as ruas e gritar em alto e bom som: Não ao Ato Médico. Saiba mais.
Ato contra Cura Gay reúne milhares de pessoas em SP; Bancada evangélica não resiste à pressão e retira projeto da Câmara
Organizado pelo CRP SP, em parceria com o SinPsi e coletivos de defesa da diversidade sexual e de gênero, o ato contra a Cura Gay e o Ato Médico reuniu cerca de cinco mil pessoas em 21 de junho, na Praça Roosevelt, em São Paulo. A manifestação teve como diferencial a existência de um microfone aberto para que as pessoas pudessem manifestar sua indignação e colocar as questões que estão em jogo com os dois projetos. Por conta da pressão, em 2 de julho, a bancada evangélica retirou a Cura Gay da pauta de votação da Câmara, que estava se articulando para suspender o projeto em 3 de julho. Saiba mais.
Em audiência, CRP SP entrega relatos de psicólogos (as) à Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva
Em uma audiência pública marcada por muita emoção, o CRP SP entregou à Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, em 21 de junho, um conjunto de 27 relatos de psicólogos (as), que, de alguma forma, foram vítimas de violência durante a ditadura civil militar (1964-1985) no país. A coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP SP, Maria Orlene Daré, informou que os (as) profissionais paulistas contaram como a ditadura militar os (as) atingiu. Os relatos fazem parte do projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade, trabalho que começou a ser desenvolvido pelo Conselho em setembro de 2012.Saiba mais.
Movimento Estratégico pelo Estado Laico é lançado em Brasília; CRP SP é uma das entidades que o integram
Diante dos crescentes retrocessos que estão ocorrendo na sociedade brasileira na área de direitos humanos e da ameaça a um dos princípios da Constituição Federal, a laicidade do Estado, diversas entidades se uniram e lançaram em 20 de junho, o Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL). O lançamento ocorreu durante a audiência pública Efetivação dos Direitos Humanos no Brasil e os 10 anos das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos, que reuniu, em Brasília, relatores das mais diversas áreas para falar sobre os avanços e o que ainda precisa ser efetivado para a garantia dos direitos humanos. Saiba mais.
STF suspende Resolução 05/2002 que regulamentava a prática junto a psicólogos (as); Confira nota do CFP
O Conselho Federal de Psicologia recebeu em 18 de junho a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Resolução 05/2002 que buscou regulamentar a prática da acupuntura para os (as) profissionais psicólogos (as). A decisão reconhece que não existe no Brasil uma legislação que autorize a prática por determinados (as)profissionais ou que preveja especificamente quem pode atuar na área. Saiba mais.
Seminário discute questão das mulheres encarceradas no Brasil
Com o objetivo de conhecer a realidade das mulheres encarceradas no Brasil e debater sobre as suas especificidades, principalmente, no que se refere a questões como maternidade, gênero e sexualidade no século 21, o CRP SP, em parceria com o Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas promoveu, em 21 de junho, o Seminário Mulheres Encarceradas: Desafios em Relação às Políticas Públicas de Saúde Mental e Drogas, Criminalização e Maternidade. Saiba mais.
Rápidas
Seminário Internacional de Medicalização começa na próxima semana
O III Seminário Internacional A Educação Medicalizada - reconhecer e acolher as diferenças, acontece de 10 a 13 de julho na capital paulista. Organizado pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, a atividade pretende manter a difusão de conhecimentos científicos que contestam o que se divulga como ciência a embasar a medicalização dos diferentes modos de levar a vida, com a criação dos pretensos transtornos do não-aprender, do não-se-comportar, questionar, sonhar, ter utopias. Também introduz novos eixos de reflexão, como a vinculação entre a homogeneização e padronização patologizantes e a crescente judicialização e criminalização das relações sociais.
Participe.
Psicólogo (a): você já atualizou seus dados?
O Sistema de Cadastro Nacional de Psicólogos (as) é o novo serviço online que está sendo oferecido pelo Sistema Conselhos aos (às) psicólogos (as) brasileiros (as). A atualização dos dados cadastrais é FUNDAMENTAL para que você, psicólogo (a), receba corretamente e com segurança as instruções para participar do processo eleitoral em 2013. Atualize seus dados de sua casa ou de seu trabalho. É rápido: leva menos de 2 minutos. Mas se você tiver dúvidas ou problemas, entre em contato com o CRP SP através do email cadastronacional@crpsp.org.br ou pelo telefone: 11 3063 3959. Para atualizar seus dados, acesse:http://cadastro.crpsp.org.br
CRP SP promove Assembleia Geral Ordinária
Atendendo ao disposto nos artigos 24 e 26 do Decreto Lei 79.822 de 17 de junho de 1977,o CRP SP convida psicólogos (as) inscritos (as) no estado para a Assembleia Ordinária, que acontece em 25 de julho, às 19h, em primeira convocação com a presença da maioria absoluta de seus integrantes; e às 19h30, em segunda convocação com o número de profissionais presentes. A pauta a ser discutida será: prestação de contas 2012; aprovação do valor da anuidade, taxas e emolumentos, para o exercício de 2014; e aprovação para aquisição e alienação de bens imóveis. A Assembleia Ordinária será transmitida ao vivo pela CRP Web TV e cada subsede será polo de transmissão.
Nova temporada do Programa Diversidade discute Luta Antimanicomial
Ao longo de sua história, o Programa Diversidade, parceria entre TV PUC e CRP SP, sempre tratou de assuntos importantes da sociedade brasileira, lançando sobre esses temas, um olhar e uma escuta diferenciados. Agora, o programa está com um novo formato. Antes de sua estreia no Canal Universitário, você poderá acompanhar pela internet o programa dividido em quatro partes. Será um novo programa a cada 15 dias. O tema desses quatro primeiros é a Luta Antimanicomial. Nesses 13 anos de Diversidade, este é um tema que já foi abordado com diferentes pautas, em diferentes formatos. No primeiro episódio, alguns dos momentos importantes em que Diversidade esteve presente, divulgando as ações da Luta Antimanicomial e esclarecendo seus propósitos. Confira o Diversidade!
CRP SP na Mídia
Cura Gay
O projeto que pretendia sustar parte da Resolução 01/99, conhecido como Cura Gay teve espaço de discussão na imprensa. O Conselheiro do CRP SP Luiz Fernando de Oliveira Saraiva participou do programa Lado Bi, da Rádio UOL. O programa contou também com a participação de Sergio Viula, que relatou como igrejas evangélicas, "tratam" a homossexualidade em clínicas, onde a tônica dominante é a constante violação aos direitos humanos. O Conselheiro Saraiva também concedeu entrevista ao Jornal da Gazeta sobre o assunto. Confira o vídeo.
Ato Médico
A presidenta do CRP SP, Maria de Fátima Nassif, concede entrevista ao Jornal da Globo News, em 27 de junho, sobre o PL do Ato Médico, durante manifestação realizada pelo Conselho, em São Paulo, que exigiu o veto ao PL. Confira. Já a integrante da Comissão Gestora da subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeiro, Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso, participou do programa Band Cidade, da Rede Bandeirantes, também para discutir o tema. Veja a íntegra.
Agenda
Fórum Estadual de Trabalhadores (as) do SUAS promove encontro
O VIII Encontro Estadual de Trabalhadores (as) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ipromove encontro onde fará um balanço dos dois anos de existência do Fórum Estadual, além de eleger a coordenação para o biênio 2013/2015. O CRP SP é uma das entidades que apoiam a organização do evento.
Quando: 13 de julho – das 8h às 17h30
Onde: Uninove – Av. Francisco Matarazzo, 304 – Barra Funda – São Paulo – SP
Mais informações.
Roda de Conversa sobre Psicologia do Esporte
A Psicologia do Esporte no Brasil é uma área de atuação ainda em desenvolvimento. Ela vem se constituindo de forma consistente, apesar de ser uma área pouco explorada, tanto por parte dos (as) profissionais como pela sociedade. Com o objetivo de promover a troca de experiências e dar visibilidade às condições em que se dão essas práticas e compreender melhor a presença do esporte na Psicologia, o CRP SP, através de sua subsede em Ribeirão Preto, promove a atividade, que terá a participação de Victor Cavallari Souza`, psicólogo com experiência em atendimentos clínicos de atletas profissionais e coordenador da Associação Pró-Esporte e Cultura de Ribeirão Preto.
Quando: 10 de julho – à partir das 17h
Onde: Subsede de Ribeirão Preto - Rua Thomaz Nogueira Gaia, 154 – Ribeirão Preto – SP
Mais informações e inscrições: (16) 3620.1377 ou ribeirao@crpsp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário