quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Carl Gustav Jung, o ilustrador

Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.” Há exatos 50 anos falecia o autor desta frase enigmática e inspiradora, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Discípulo de Freud, Jung rompeu com as ideias do neurologista austríaco para fundar a psicologia analítica e popularizar temáticas como análise dos sonhos, inconsciente coletivo e teoria dos arquétipos.
Além de estudar os mistérios da mente humana, Carl também foi um talentoso ilustrador. Em 1913, quando tinha 38 anos, o psiquiatra teve uma visão apocalíptica: ao viajar de trem de Zurique para Schaffhausen, na Suíça, ele sonhou ter visto a Europa inteira inundada por um mar de sangue. Esta assombração foi o impulso para uma autoanálise que durou 16 anos e resultou em uma obra com 205 páginas em texto caligráfico e 53 ilustrações, chamada Liber Novus.
Confira alguns dos desenhos intricados, impressionantes e por vezes assustadores criados por aquele que é tido como um dos mais importantes psiquiatras modernos:
Jung usava os desenhos como meio de traduzir os anseios e desesperos de sua imaginação.
As imagens de Jung foram publicadas pela primeira vez em 2009, 48 anos após sua morte.
O psiquiatra esboçou as primeiras mandalas enquanto trabalhava para o exército suíço, em 1917.
As imagens revelam arquétipos presentes no que Jung classificou como "inconsciente coletivo".
As cobras são um elemento recorrente nas ilustrações do psiquiatra.
E você, o que achou das ilustrações de Carl Jung?

Sobre Jung, a Artmed Editora publicou as obras Jung Vida e Obra: Uma Memória Biográfica, de Barbara Hannah, e Manual de Cambridge para Estudos Junguianos, de Polly Young-Eisendrath e Terence Dawson. Para saber mais sobre ilustração, confira Fundamentos de Ilustração, de Zeegan e Crush, publicado pela Bookman Editora.
Fonte http://www.grupoa.com.br/blogA/post/2011/06/06/Carl-Gustav-Jung-o-ilustrador.aspx#.Uvy3nAcytmE.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário