Equivalente textual – Folder – CIL:
A imagem inicia com um fundo vinho, um destaque em amarelo no centro, com as letras em vinho e o título: ATENDIMENTO À PESSOA SURDA OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Logo abaixo, o fundo está branco e as letras estão cinza escuro, escrito: Se você não sabe Libras, como atender uma pessoa surda ou com deficiência auditiva?
Localizado ao lado esquerdo está descrito: Não se preocupe. A Prefeitura de São Paulo possui, desde 2015, uma Central de Interpretação de Libras, a CIL, que conta com uma equipe de intérpretes para auxiliar essas pessoas em qualquer atendimento na cidade de São Paulo, preferencialmente em serviços públicos.
E ao lado esquerdo da coluna estão dois bonecos de pessoas interagindo, um intérprete de Libras da CIL diante do computador, com um celular em cima da mesa, sorrindo para uma pessoa com deficiência auditiva.
A seguir, mais abaixo, em fundo bege, segue o título na cor vinho: Como os intérpretes da CIL podem te ajudar na comunicação com uma pessoa surda ou com deficiência auditiva?
É muito simples. Se você tiver acesso a um computador, celular, ou tablet com internet, basta fazer o download gratuito do aplicativo SMPED-CIL. Desta forma, você se conectará a um intérprete de Libras, por meio de vídeo ou texto, e este poderá ajudá-lo na comunicação com a pessoa surda ou com deficiência auditiva.
Imagens a baixo ilustra o descritivo:
(Intérprete de Libras da CIL usando um fone de ouvido com microfone diante de um computador em contato com uma pessoa com deficiência auditiva através do serviço online – Logo: Instale em PC com Windows) No computador: Basta acessar www.L1brasil.com.br e clicar em “Instale no PC com Windows”. Somente no primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro simples para criar seu login e senha.
(Duas pessoas com deficiência auditiva estão segurando um tablet em que estão online com um Intérprete de Libras da CIL) No celular ou tablet: Procure a sua loja de aplicativos Play Store (Android) ou App Store (iOS) – e busque pelo aplicativo SMPED-CIL. Assim que localizar, clique em instalar. Quando terminada a instalação, abra o aplicativo, abra o aplicativo o ícone.
(Uma pessoa com deficiência auditiva, acompanhada por um intérprete de libras diante de uma atendente em um computador em um serviço público) Atendimento no local: O atendimento in loco pode ser solicitado pela pessoa surda, surdocega, ou com deficiência auditiva por e-mail, pelo aplicativo ou pessoalmente na CIL. Desta forma, um intérprete ou guia-intérprete a acompanhará pessoalmente e estará uniformizado com a camisa abaixo.
Se a pessoa já conhece a CIL, ela pode chegar ao atendimento conectado ao aplicativo. Nesse caso, o intérprete auxiliará na comunicação entre vocês por meio de chamada em vídeo no celular ou tablet.
Se for este caso, informe ao intérprete tudo o que a pessoa surda precisa saber sobre aquele atendimento para que o profissional possa fazer a tradução em Libras simultaneamente. Facilite também o acesso do intérprete a todas as dependências em que o usuário precisar se dirigir.
Horário de funcionamento da CIL:
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h.
Dúvidas?
Se tiver qualquer dúvida, ou quiser fazer sugestões ou reclamações, não deixe de nos contatar:
Para agendamentos:
Telefones: (11) 3913-4097 / 4095-4092
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