sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

17/12- CONVITE Festival Em Defesa do Programa De Braços Abertos

3a Intervenção de Resistência: Festival em defesa do Programa de Braços Abertos- por políticas de cuidado em liberdade

Criado em 2014 pela prefeitura de São Paulo para abordar a problemática da região conhecida como “Cracolândia”, o Programa Intersecretarial De Braços Abertos é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Segurança Urbana (SMSU), Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Direitos humanos e Cidadania (SMDHC) do município. 

Pautado na defesa do cuidado em liberdade e na Redução de Danos, o Programa atua na complexidade da questão, compreendendo que o uso de drogas no contexto da vulnerabilidade social extrapola o campo da saúde e da segurança pública e necessariamente acorda o debate da esfera dos direitos humanos: não se trata de prender ou internar, mas de garantir direitos.


É de acordo com esta lógica que o Programa funciona: moradia, frentes de trabalho, alimentação e acesso a serviços da assistência social, equipamentos e cuidados de saúde são ofertados aos cerca de 500 beneficiários do Programa. Segundo a pesquisa independente da Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas e dados da PMSP, 88% deles diminuíram o consumo de drogas, 83% estão em tratamento de saúde e 54% retomaram o contato com a família. Segundo dados de pesquisa da OpenSociety feita após dois anos da implementação do Programa, 72,75% dos usuários estão trabalhando.

Trata-se de uma política em constante construção que favorece a criação de projetos de vida. Mas apesar de demonstrar esses importantes resultados, o Programa De Braços Abertos e o modelo de cuidado que ele representa está ameaçado frente às propostas da nova gestão municipal de São Paulo de João Dória.

Após um ato no TUCA e uma manifestação na Paulista, usuários, trabalhadores, militantes e artistas convidam a todos para o festival em defesa do Braços Abertos. Comprometidos em lutar pela continuidade de um modelo de cuidado não higienista e pela construção de políticas públicas inclusivas e preocupados com o momento político que estamos vivendo, realizaremos uma verdadeira festa da resistência!

O Festiva acontecerá na Praça Julio Prestes, no dia 17 de Dezembro das 12h às 19h.

***********************************************************

Programação:

12h - Concentração ao som do Dj Lenny
13h - Abertura
13h15 - Show Inconsciente Coletivo
14h - Intervenção poética com Victor Rodrigues e Lucas Afonso
14h15 - LUANA HANSEN
15h - Bateria dos beneficiários
15h30 - Show Mangue B.
16h15 - Apresentação: Rap João Dória com expressão e adoração
Apresentação: Pelezinho do funk com mc Bene
Apresentação: Funk autoral com Mc Leandro do Guarujá
16h30 - Show Poema Novo
17h15 - Apresentação: Didgeridoo com José de Abreu
17h30 - Show Banda Casa da Árvore
18h15 - Grupo Sambaque

***************************************************************
Colaboradores:
Sindicato dos Psicólogos - SindPsi
Conselho Regional de Psicologia - CRP
Frente Estadual Antimanicomial - FEASP
Frente em defesa do SUS
Levante Popular da Juventude

Venha lutar também!

Pela garantia de Direitos!
Em defesa da Redução de Danos!
Pelo cuidado em liberdade!
Em defesa do Programa De Braços Abertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário