segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como fazer valer seus projetos em 2012

Vamos para e pensar : Você sabe porque as resoluções de ano novo de grande parte das pessoas nunca se tornam realidade? Como vencer as barreiras e criar novos hábitos e comportamentos para chegar onde quero?
André Faria no artigo Quais suas Resoluções para 2012?, cita que para George Leonard, autor do livro “In Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment“, é porque temos um um processo de equilíbrio chamado homeostasis.( em português homeostase).


Segundo Claude Bernard, o nosso organismo possui uma forma de equilíbrio que os especialistas chamam de  “homeostase”. Esse equilíbrio é resultado de um conjunto de forças que atuam para mantê-lo em bom estado operacional.

homeostasis (ou homeostase) trabalha para manter as coisas como elas sempre foram, independente de a mudança ser boa ou ruim. Se for desenvolveu um mau hábito, a homeostase vai resistir para que o hábito não seja quebrado. Quando mais a mudança tiver o você do seu estado atual de equilíbrio, maior será a força da resistencia. O primeiro passo para combatê-la é saber que ela está lá. Aprenda a negociar com ela. Quando mais tempo você for capaz de lutar com a resistência para manter a mudança, o mais fácil vai se tornando. Com o tempo seu equilíbrio toma uma nova forma e homeostasis estará ao seu lado.
No Livro “o Monge que Vendeu sua Ferrari“, Robin Sharma, diz que há um ensinamento budista que diz que para que você faça de determinada ação um novo hábito, é preciso repetí-la sem falhar por 21 dias em sequência. Faça isso e dê um banho na homeostase.
Algumas dicas:
Treine sua Mente.
Saber o que quer, e focar no resultado pretendido é essencial para o sucesso. Antes de qualquer coisa, seu subconsciente deve estar convencido de que o objetivo pretendido é algo positivo e factível. Técnicas de auto-ajuda podem ser muito úteis para incentivá-lo a iniciar e manter-se no foco.
  • Não fuja dos desafios, mas respeite-as!
    Quando for possível, mude de caminhos, ande de costas, de olhos fechados, faça diferente exercicios mentais e corporais, mas respeite-se. .
  • Utilize ferramentas corretas.
    E sempre recomendável ver as ferramentas que estamos utilizando para atingir os objetivos almejados, se são as indicadas para o que queremos e se estão afinadas com o nosso foco. Parar é afinar o violão é o que garante que a musica vai ser boa. E o serrote amolado e o que garante que conseguiremos cortar a madeira.
  • Respire corretamente.
    Pela respiração conseguimos entrar contato com nosso corpo e emoções, esteja atento a ela. Pare varias vezes durante o dia e observe sua respiração.

  • Respeite seus Limites, mas saiba que eles podem melhorar, pouco a pouco. 
  • Vá até onde suas pernas permitem. Tudo leva tempo. Use o tempo a seu favor e evite forçar metas que não poderá alcançar. Mesmo que muitas pessoas o incentivem a seguir, seja muito honesto com seus próprios limites. Eles podem ser bons amigos, mas o custo do erro será pago apenas por você.
  • Cuide das suas dores
    Em qualquer processo de mudança teremos que lidar com as "câimbras, dores articulares e tensões". Não deixe de procurar ajuda de especialistas.
  • Refresque-se e de uma pausa para você.
  • Beba aguá, vá ao cinema, ouça musica, busque lazer e prazer na vida.

  • Sendo assim torne o processo de Homeostase seu aliado para crescimento e movimento e não somente para a inercia e estabilidade.
  • Seja Feliz, ou melhor ainda faça-se Feliz.
Regina Maria Faria Gomes
Psicóloga Clinica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário